Publicado em 10 março, 2015 17:14hComentar

Quer aprender mais sobre poker? Então leia esses 5 livros

O poker só é um jogo de azar para quem não sabe jogar. Quanto mais prática e estudo tem um jogador, mais sorte ele parece ter. Assim como o xadrez, no poker destreza com as mãos e habilidades atléticas são irrelevantes, pois é um jogo cujas habilidades podem ser melhoradas por muito estudo. Se quer aperfeiçoar seus conhecimentos, conheça estes cinco livros sobre poker que farão de você o próximo campeão.

1. Education of a Poker Player, de Herbert O. Yardley

O autor deste livro, integrante do serviço de inteligência estadunidense, capturou um espião nazista na China pré-revolucionária e com ele jogou poker. Interessou? Mais do que com números e probabilidades, este livro se preocupa com o lado humano do poker que tenta entrar na mente do adversário.

O autor de uma resenha deste livro, frequentador de partidas semanais na mesa da cozinha de casa, conta que depois de ler o livro alcançou a maior vitória na história da turma dele. Acessível para iniciantes, este livrinho de apenas 160 páginas ensinará você a como jogar sempre com as probabilidades a seu favor.

2. The Theory of Poker, de David Sklansky

De linguagem árida e pouco atraente para iniciantes, é considerado pelo jogador profissional Nolan Dalla como o livro de estratégia de poker mais importante de todos os tempos. Um resumo de seus ensinamentos: “jogadores iniciantes de Poker às vezes perguntam: “O que fazer nesta situação específica?”. Não existe resposta correta para essa pergunta porque ela é a pergunta errada. A pergunta certa é: “O que levar em conta nesta situação específica antes de determinar o que fazer?’”.

3. Positively Fifth Street, de James McManus

A inspiradora e real história de um professor universitário de Chicago que foi jogar na World Series of Poker para escrever um texto para uma revista e acabou como quinto colocado no campeonato mundial. Misturada à narrativa, a história do julgamento de um caso de homicídio. Uma das melhores narrativas de poker de todos os tempos.

4. Harrington on Hold ‘em, de Dan Harrington

Composta de três volumes, a obra do campeão mundial de 1995 e um dos melhores jogadores de todos os tempos, ensina a variar o estilo de jogo, analisar a mão, responder a aumento de apostas e jogar para faturar o máximo possível. Como numa espécie de cursinho pré-vestibular, Harrington oferece cenários reais, pergunta o que o leitor faria nesses casos, depois dá o ‘gabarito’, e diz como ele mesmo agiria. O livro é ainda elogiado pela linguagem simples e direta.

5. The Professor, the Banker, and the Suicide King: Inside the Richest Poker Game of All Time, de Michael Craig

A luta entre um professor nerd que usou simulações de computador para tentar resolver problemas de poker, versus a intuição de jogadores malandros e experientes. Mais do que isso, uma crônica real sobre mesas de poker onde está em jogo muito dinheiro – mãos de 100 mil ou 200 mil dólares, e, na partida final do livro, havia na mesa mais de 20 milhões de dólares em fichas!

E então, pronto para encher a prateleira de livros? Até lá, calibre suas habilidades jogando Poker gratuitamente no NetCartas!