UNIVERSIDADE DO POKER - Tudo para você jogar como profissional

 

você está em:

/ QUIZ

 

Testando seus conhecimentos – 2
por Equipe da Universidade do Poker
Publicado em Quiz - dezembro 4th, 2008
Tags:,

testando seus conhecimentos Testando o seu conhecimento é um post bem interessante porque coloca você dentro do pensamento dos jogadores profissionais. Se quiser ver outros testes, clique aqui.

O teste funciona assim: a gente escreve uma situação e em cada momento do jogo você será testado. Anote suas respostas no bloco de notas e poderá comparar depois as suas ações com as de um profissional. No fim do teste, você terá o valor de cada resposta e poderá ver como foi classificado.

Vale lembrar que no Poker nada é absolutamente verdadeiro. Assim, as jogadas apresentadas aqui servem mais como de base de ensinamento de conceitos e para alimentar questionamentos e discussões.

Neste segundo teste estamos jogando um $20/$40 limit hold’em. Aqui você irá jogar como se fosse a primeira mão da mesa e, tanto você, quanto os oponentes, não têm a menor noção dos estilos dos adversários. A única coisa que você sabe sobre a mesa é que normalmente as mesas desse nível são jogadas de forma bem decente.

A primeira mão roda em fold até você, que está em posição intermediária (middle position) com 9Espadas-9Ouros nas mãos.

Pergunta 1:

O que você faz?

A – Raise
B – Call
C – Fold

Você deve aumentar a aposta por diversas razões. Primeiro porque a sua mão é boa, mas nem tanto assim. Confira aqui o ranking das melhores mãos iniciais no poker. Portanto, ao dar raise você consegue eliminar jogadores que não estão com mãos tão boas e que poderiam apenas querer dar call para ver o flop. Se você apenas der call e um jogador depois de você aumentar a aposta, você não terá certeza da força da mão dele, porque ele terá apenas dado raise em uma situação de limp (em que ninguém aumentou o valor da aposta). Por outro lado, se ao dar raise, você tomar um re-raise, você passa a ter noção da força da mão de um oponente e isso poderá te poupar algumas fichas mais a frente nesta mão. Entrar de limp (apenas dar call no big blind, sem aumentar a aposta) raramente é uma boa jogada em limit hold´em, ainda mais em posição intermediária. Se você optar por jogar fora (fold) seu par de noves nesta posição sem uma boa razão, você estará jogando muito tight (com segurança demasiada). Se nesta primeira questão você respondeu raise e ainda pensou em tudo isso que foi dito, você pode acrescentar 5 pontos de bonus à sua pontuação final.

Ok, então você dá raise e a mão roda em fold até o big blind, que aumenta novamete (re-raise).

Pergunta 2:

E agora? O que você faz?

A – Re-raise
B – Call
C – Fold

O big blind sabe que o raise que você deu na sua posição intermediária não é apenas um “roubo de pingos”, ou seja, ele sabe que você tem algo na mão. Assim, você pode entender o re-raise como sendo uma demonstração de força da mão dele. Ele pode estar segurando duas cartas altas (AK,AQ,KQ, por exemplo) ou ter um par alto nas mãos. Um re-raise seu aqui não seria tão ruim, mas seria um pouco agressivo e imprudente demais. Pense que provavelmente você estaria dando raise em cima de uma mão melhor que a sua e que, neste momento antes do flop, você não estaria ganhando. Assim, o re-raise não parece ser a melhor opção. Um fold você nunca deveria cogitar, pois você tem uma proporção aproximada de 1 para 6 do pote (call de $20 para concorrer ao pote de $130), sendo que você já tem um par e existem apenas 2 jogadores na mão.

O flop vem JEspadas-4Copas-2Ouros

Seu oponente aposta.

Pergunta 3:

E agora, o que fazer?

A – Raise
B – Call
C – Fold

Muitos jogadores podem argumentar que dar raise é a jogada correta e eles podem estar certos. Porém, quando você está em heads-up (somente dois jogadores na mão), o lado psicológico deve ser considerado. O que ele quer com o bet? Provavelmente ele quer apenas obter informações sobre a força da sua mão e saber se o flop pode ter te ajudado. Consideraremos que se o flop tivesse vindo muito bom para ele, ele apenas daria call para jogar as apostas maiores no turn (o valor mínimo das apostas aumentam a partir do turn no limit holdem), para não te afugentar neste momento. Assim, é válido acreditar que o flop não tenha sido tão bom para ele. Para não revelar o que você tem na mão, consideraremos o call a melhor jogada, para tentar maximizar a aposta nos valores maiores de apostas após o turn.

O turn é um 4 de espadas, deixando o bordo com JEspadas-4Copas-2Ouros-4Espadas. O seu oponente aposta $40.

Pergunta 4:

E agora o que você faz?

A – Raise
B – Call
C – Fold

Dar raise é a jogada mais consistente após o seu call no flop. Você simulou um slow-play e seu adversário agora teme que você tenha realmente forçado o call para trazê-lo até aqui e apostar em cima dele. Se o seu raise tirá-lo da mão, você terá tido a melhor mão até agora e terá se prevenido de ele ver o river e formar algum jogo mais forte. Se você tomar um re-raise, você pode dar fold, pensando que seus noves foram batidos. Com $210 no pote, um raise coloca você numa proporção aproximada de 3 para 1 em uma situação com boas chances de vitória. Dar call não é ruim, mas deixa o seu oponente vivo com uma mão inferior que pode se tornar desastrosa, se vier uma carta boa no river. Dar fold não tem sentido. Por que você daria call no flop e depois daria fold se uma carta baixa apareceu no bordo? Se você considerou que estava dando um slow-play no flop, acrescente mais 5 pontos de bônus na sua pontuação final (Slow-play é quando você joga de forma passiva para atrair o jogador e aumentar o valor do pote, para depois jogar agressivamente, sabendo que tem uma mão mais forte).

Você deu raise e o seu oponente deu call. Agora temos $330 no pote. O river é um 7 de ouros e deixa o bordo final com JEspadas-4Copas-2Ouros-4Espadas-7Ouros. O oponente pede mesa.

Pergunta 5:

Qual é a sua reação?

A – check
B – Bet

Dar check é a melhor jogada, já que o bet é bom apenas para ter a oportunidade de tomar um call por uma mão melhor que a sua. Além disso, dar bet em cima dele, ele tendo mão pior que sua, fará com que ele apenas dê fold e você tenha arriscado suas fichas neste último bet a toa. Pense que o seu oponente pode ter dado check com mãos como A-Js ou 10-10, porque o seu slow-play funcionou.

Após o check você leva as fichas e fica sabendo que ganhou de um A-K offsuited (naipes diferentes).

Agora confira os valores de cada resposta e veja abaixo a sua avaliação. E depois diga nos comentários abaixo se você concorda com a jogada ou se teria feito algo diferente. E não se esqueça de nos dizer também quantos pontos você fez ; )

Pontos

Pergunta 1:

A – Raise – 10 pontos
B – Call – 3 pontos
C – Fold – 3 pontos

Pergunta 2:

A – Re-raise – 7 pontos
B – Call – 10 pontos
C – Fold – 0 pontos

Pergunta 3:

A – Raise – 8 pontos
B – Call – 10 pontos
C – Fold – 5 pontos

Pergunta 4:

A – Raise – 10 pontos
B – Call – 6 pontos
C – Fold – 5 pontos

Pergunta 5:

A – Check – 10 pontos
B – Bet – 6 pontos

Avaliação:

60 pontos – The best, me lembre de nunca sentar na mesma mesa que você.

50-59 – Excelente, você tem sólidos conhecimentos das nuances de limit hold´em.

40-49 – Muito bom, mas praticar e estudar podem te ajudar bastante ainda.

30-39 – Não jogue limites altos até melhorar um pouco mais.

20-29 – Se quer continuar no limit hold´em, só pense em jogar limites baixíssimos.

até 19 – Fiquei até com curiosidade de saber onde (e se) você joga Poker.



Adicionar Feed RSS

Posts relacionados:

Comentários (13)

Arthur  Responder
dezembro 4th, 2008 às 12:06

49. Acho que preciso estudar mais limit hold’em. Me embaralhei na 3 e 4.
Mas no anterior de NL o questionário disse que eu podia enfrentar o Raul e o CK. ;)

Glaucio Gonçalves  Responder
dezembro 4th, 2008 às 12:30

51, Boa Idéia! :)
Escolhi CALL na 4ª pergunta, eu poderia ter escolhido o RAISE, mas sinceramente acho que na hora eu teria dado CALL…mas uma hora eu aprendo ;)

Raul Oliveira  Responder
dezembro 4th, 2008 às 13:56

No river acho a jogada bem subjetiva, eu no caso teria dado bet.

Realmente sem informacao nenhuma do adversario seria uma jogada bem duvidosa, mas ali o que é claro é o seguinte: que se o jogador fosse agressivo o bet é seria a melhor jogada, já caso ele fosse tight o check seria a melhor.

Ainda nas suposicoes caso ele fosse um jogador ruim o bet seria a melhor jogada, logo se pegarmos 100 jogadores com certeza mais da metade vai se enquadrar na categoria que o bet é a melhor jogada :)

Abraço

Paulo  Responder
dezembro 4th, 2008 às 20:16

Cara so num entendi uma coisa, são 5 perguntas …nota maxima em casa uma dela 10 … 60 pontos como ???
Achei q tava tendo algo errado na pontuação.
Abssss

Tadeu Sales  Responder
dezembro 4th, 2008 às 21:25

“No river acho a jogada bem subjetiva, eu no caso teria dado bet.”

eu li um flush draw ate o check apos a river, mas como eu tava draw num full nao larguei a mao antes de ver a river. pelos bets dele imaginei carta altas naipadas (KT, AK, AQ, QT).
poderia ate ser o caso de um set ou 2 pares, mas o check no final me deu quase a certeza de que ele nao fez o jogo que queria (pelo menos um A ou K).

acho que preciso estudar mais, mas gostei do teste

Gustavo  Responder
dezembro 4th, 2008 às 21:48

eu fiz 50 pontos mais tenho uma pergunta… o flop tem um 4 de copas. no turn abre um 4 de espada. minha duvida e a seguinte!apos o turn meu adiversario sai apostando ai eu fico pensando. ele pode ter apostado para tentar descobri o q eu tenho na mao ou ele aposto pq tinha carta?eu axo q se ele tivesse carta o mais certo e dar check mais quando jogo ao abrir cartas assim (4,4) e meu adversario aposta eu fico com medo de dar raise!
axo q tenho q estuda mais!
valeu galera abracao

João  Responder
dezembro 5th, 2008 às 14:53

Fala Paulo,

dá sim, com os bônus espalhados no texto somados a todas as notoas 10 você consegue chegar a 60 pontos.

Fiz 42 pontos…

Paulo  Responder
dezembro 6th, 2008 às 16:35

Ok… entendi .. some-se os pontos bonus…
Não tinha entendido isso…
Ae sim fiz 57 pontos … fui bem … fiquei feliz…
Absss a todos …

Danilo Nascimento  Responder
dezembro 8th, 2008 às 12:16

51 Pontos…

Iria de bet no river que nem o Raul Oliveira.

[]’s

danilo  Responder
dezembro 19th, 2008 às 11:22

44. e iria de bet tambem no river.
abr

Bruno Matos  Responder
dezembro 22nd, 2008 às 09:36

60 pontos – The best, me lembre de nunca sentar na mesma mesa que você.

lololol dahora! fiquei feliz agora!

agora é continuar a estudar e evoluir cada vez mais!!

falow abraço

Marlon  Responder
janeiro 22nd, 2009 às 02:15

49
eh falta um pouco de maldade em FL rs…

Fernando  Responder
julho 20th, 2009 às 14:20

Discordo totalmente das perguntas 3 e 5

aff dar call na 3???? não faz sentido nenhum
considerando o raise pré-flop, o cara podia até largar mãos melhores que a sua com um raise aqui
e discordo do check no river também
fiz 49

Deixe o seu comentário

Seu comentário

Para sua imagem aparecer ao lado de seu nome nos comentários,
cadastre-se no Gravatar usando o mesmo e-mail com o qual comentou.